Prefeitura de Canudos implanta Centro de Atenção Psicossocial no município

Com objetivo de proporcionar atendimento com acompanhamento clínico e a reinserção social de pacientes com transtornos mentais, a Prefeitura de Canudos implantou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um equipamento de saúde com atendimento de equipe multiprofissional a todas as faixas etárias.

O CAPS visa oferecer aos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Segundo a secretária municipal de saúde, Shirleide Ferreira, o CAPS de Canudos tem capacidade para atender até 90 pacientes com diversos serviços. “As ações são diversificadas, temos um cronograma semanal que inclui atividades pedagógicas, oficinas de artes, campanhas educativas, passeios e atividades educativas, atendimento com psicóloga, psiquiatra e assistente social, além do fornecimento de medicação psicotrópica”, explicou.

Para o Prefeito Geo, a implantação do CAPS demonstra o cuidado e priorização da saúde no município. “Uma conquista inédita para nosso município. A população de Canudos agora pode contar com profissionais qualificados e toda uma estrutura adequada para o tratamento digno da saúde mental”, declarou.